Pergunta: Qual a importância dos “Três Grandes Ensinos Fundamentais” (Sandai Hiho sho) no budismo?
Resposta: Os três grandes ensinos fundamentais são os princípios essenciais do Budismo de Nitiren Daishonin:
1) o objeto de devoção do ensino essencial é o Gohonzon ou o objeto de devoção da fé; o objeto de devoção do ensino essencial foi constituído na forma do Gohonzon, diante do qual recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo, e o supremo santuário foi erigido para sua consagração.
No escrito “A Herança da Lei Última da Vida”, Nitiren Daishonin enfatiza em especial o poder da fé dizendo: “Reúna o grande poder da fé e recite o Nam-myoho-rengue-kyo com a determinação de que sua fé será firme e correta no momento da morte”. Ele ainda enfatiza: “Será inútil abraçar o Sutra de Lótus sem o sangue vital da fé”. (Ibidem, pág. 218.) É por meio do “grande poder da fé” que podemos verdadeiramente “abraçar o Sutra de Lótus” e manter o “sangue vital da fé”.
Ainda sobre o grande “poder da fé”, num trecho anterior Daishonin diz: “Nitiren vem tentando despertar todas as pessoas do Japão para a fé no Sutra de Lótus de modo que elas também possam compartilhar da herança e atingir o estado de Buda. Mas em vez de despertarem, elas me perseguiram de diversas formas e, por fim, baniram-me para esta ilha. O senhor tem seguido Nitiren, entretanto, encontrou sofrimentos como resultados. Dói-me profundamente pensar em sua angústia”. (Ibidem, pág. 217.) Essas palavras foram dirigidas a Sairembo em louvor à sua fé em meio às severas perseguições que atingiam Nitiren. Isso quer dizer que a verdadeira fé é aquela que é manifestada no momento mais crucial da vida. Essa é a forma mais concreta para verificar a profundidade da fé. Em conclusão, podemos dizer que a “herança da Lei última da vida” — a verdade absoluta do universo ou o Nam-myoho-rengue-kyo — somente pode existir e ser transmitida por meio do sangue vital da fé, isto é, prática da fé diretamente ligada ao Buda Original Nitiren Daishonin.
2) o Daimoku do ensino essencial é a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo; O Daimoku do ensino essencial, ou seja, baseamos a nossa firme fé orando sinceramente para extrair o poder do Gohonzon.
Todas as pessoas possuem dentro de si o Nam-myoho-rengue-kyo, ou a natureza de Buda. No entanto, esse estado é invisível e não o enxergamos com os olhos de mortal comum. Da mesma forma que é preciso um espelho para melhor se arrumar, também é preciso de algo para enxergar a natureza de Buda inerente na vida.
3) O supremo santuário do ensino essencial, ou o local onde a pessoa recita o Daimoku.
O Gohonzon pode ser comparado a um “poderoso espelho” que revela o Nam-myoho-rengue-kyo inerente na vida de cada pessoa. Embora esta Lei Suprema esteja dentro de cada um, é impossível evidenciá-la sozinho. Somente Nitiren Daishonin, por ser o Buda Original, pôde fazê-lo. E para todas as pessoas atingirem o estado de Buda, Daishonin incorporou sua própria vida ao Gohonzon.
O presidente Daisaku Ikeda enfatiza: “A Lei Mística é invisível. Apesar disso, não há dúvidas sobre sua existência. Nitiren Daishonin revelou o Supremo Objeto de Devoção, o Gohonzon, na forma de um mandala para extrairmos e manifestarmos o poder da Lei Mística de nossa vida. É por isso que o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, expôs esse fato de uma maneira fácil de compreender, dizendo: ‘Perdoem-me por utilizar uma analogia tão simples, mas o Gohonzon pode ser comparado a uma máquina de fazer felicidade’. Quando fazemos o Gongyo e o Daimoku diante do Gohonzon, o microcosmo de nossa vida individual entra em fusão com o macrocosmo do Universo”. (Brasil Seikyo, edição no 1.484, 14 de novembro de 1998, pág. 3.)
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